Thamis Fontenelle

Motivos para investir em cafés especiais

O café oferece inúmeros sabores e aromas, pois é uma fruta que possui alta complexidade cromossômica, principalmente o Café Arábica. É possível extrair de uma mesma saca de café bebidas distintas, elaborando diferentes perfis de torras para cada lote, e ainda, realizando pequenas alterações nas extrações. Diante desta complexidade, posso afirmar que o prazer em degustar um café especial é um momento único!

Leia mais...

Para aproximar a todos do genuíno café brasileiro

É com imensa alegria e satisfação que inauguro minha coluna nesse belíssimo projeto. Ofereço o espaço concedido para os apreciadores de café de qualidade, e para aqueles que desejam conhecer e passar a apreciar cada vez mais essa bebida extraordinária.

Ao longo do tempo apresentarei os processos e um pouco da história da bebida negra conhecida em todo o mundo: o café. Preparado de diversas maneiras, mas sempre apreciado, o café alia sabor, aroma e inúmeros benefícios que também falaremos a respeito.

Desde a sua descoberta, o café tem sua história, e como qualquer bebida marcou processos culturais, sociais, econômicos e políticas que se propagaram do Oriente ao Ocidente. Quando chegou ao Brasil, segundo registros, no ano de 1727 não se imaginava que o café seria uma das maiores riquezas que esse país iria produzir em suas terras, e que escreveria a história do Brasil como o grão de ouro.

Para que o café esteja em nossa xícara, o grão passa por inúmeros e longos processos complexos de beneficiamento, e como em um bom vinho, o terroir é fator primordial a um café de qualidade. Na minha convivência com vocês, leitores, pretendo aproximá-los e incentivá-los a apreciar o genuíno café brasileiro, com o orgulho do Brasil ser um dos maiores produtores mundiais dessa fruta. Conto, para isso, com sugestões e críticas dos nossos leitores, e convido a todos a tomarem uma xícara com a gente.

Thamis Fontenelle

Segunda geração de Brasília, nascida em 1980, Thamis Fontenelle é administradora, casada, mãe de dois filhos, sócia da Torrefação Fontenelle, apaixonada pelo o que faz.

Desde criança era fascinada pelo aroma do café coado, feito religiosamente pela manhã e final da tarde na fazenda, estava sempre a espera de uma xícara. O sabor do café sempre esteve presente na vida da colunista, café com leite era a bebida favorita quando criança.

Começou a se especializar quando o pai, proprietário de fazenda a 30 anos, decidiu diversificar os negócios.

A lavoura de café que produzia a 15 anos excelentes frutos, recebeu instalações completas de uma Torrefação, com modernos equipamentos. Dessa forma, completou o ciclo de produção, da lavoura à xícara.

Sempre curiosa, começou a participar de cursos tanto na área de café quanto na área empresarial, degustações, congressos, simpósios e eventos relacionados ao tema. Está sempre se atualizando com a literatura relativa ao cativante assunto café.

A paixão se tornou negócio, e cada vez mais buscamos excelência no produto.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.