O café oferece inúmeros sabores e aromas, pois é uma fruta que possui alta complexidade cromossômica, principalmente o Café Arábica. É possível extrair de uma mesma saca de café bebidas distintas, elaborando diferentes perfis de torras para cada lote, e ainda, realizando pequenas alterações nas extrações. Diante desta complexidade, posso afirmar que o prazer em degustar um café especial é um momento único!

 As vantagens dos cafés especiais são inúmeras, pois além de preservar os verdadeiros benefícios do café, proporcionam uma enorme explosão de aroma e sabor em sua degustação. Os cafés especiais recebem um tratamento diferenciado e um cuidado especial, iniciando pela escolha do local em que será cultivado, da mesma forma que o terroir é fundamental para o vinho, a geologia, a topologia e o clima são fundamentais ao café de qualidade.

A perfeita combinação entre localização geográfica, altitude, variedade, beneficiamento, torra e extração é a tradução perfeita de um Café Especial, café que prima pela alta qualidade. Vale ressaltar que os grãos devem ser moídos no momento da extração, por isso a importância da escolha de bons equipamentos e de um competente Barista, profissional que entende de café e responsável pela extração perfeita da bebida através dos métodos corretos.

Espero que, busquemos cada vez mais conhecimento em relação ao café, pois é uma bebida que se assemelha muito ao vinho, tratando-se em termos de diversidade sensorial. Assim poderemos exigir boas bebidas, e elevarmos o nível de consumo do Café no nosso país.